terça-feira, 23 de março de 2010

Crónica de um rali para...mais tarde...recordar!

Antes de iniciar a crónica do Rali Rota do Medronho, fica aqui o sincero agradecimento à malta dos quadrados pela colaboração e ajuda...um abraço muito forte!!!
Passando ao Rali propriamente dito, iniciamos Sábado os reconhecimentos, bem menos dos que seriam necessários, e logo a sensação de que iria ser bastante complicado guiar com eficácia e segurança naqueles troços. Muita sujidade nos troços, quer de terra, quer de gravilha ou "berlindes" como chamávamos á pedra que se encontrava em exagero ao longo de todo o Rali. Últimos preparativos dos carros e verificações documentais e técnicas. Tudo OK para iniciar o Rali. Convívio com o staff da Reivax Sport (animado como de costume) e o descanso possível para o dia de Domingo que se mostrava longo e penoso.
Domingo acordar às 6h 30m e seguir para Proença-a-nova. Ligação para Oleiros, onde se desenrolava o Rali da parte da manhã e oportunidade para, ao longo dos cerca de 31 Km de ligação, experimentar o carro e perceber a novidade de um motor novo que dava sinais claros de vir a ter melhores prestações que o de Barcelos (aqui o abraço ao Vidinha e ao Tó pelo excelente trabalho). 
Chegados a Oleiros, pequena assistência, e siga para a primeira Classificativa. 5 Km sempre a descer, bons para tirar os ovos debaixo dos braços mas, como se previa, estrada excessivamente suja e a confirmação de uma certa falta de zelo aquando das escolhas dos troços. Logo ali, muitos acidentes, bastantes sustos e a confirmação de um Rali complicado. 
Segunda classificativa anulada por acidente de um concorrente, pelo que foi feita em ligação, aproveitando para tentar perceber os estado do piso e condições das bermas. Mais uma vez, sujidade Q.B., "berlindes" em demasia e ajuste de poucas notas para na passagem a valer...não falhar nada!
Voltamos a Oleiros e voltamos a fazer a primeira classificativa, desta feita a terceira do Rali, e aí o piso a piorar bastante...dois "atravessanços" e chegamos ao fim com uma surpresa, segundo os registos da organização tínhamos feito exactamente (ao décimo de segundo) o tempo da primeira passagem. Estranho foi o facto de o Valter e outros se depararem com a mesma situação....dá para pensar!
Passagem a sério naquela que outrora havíamos feito em ligação com muito gozo...muita adrenalina e com o cuidado possível para não ser traído pelas fracas condições do piso.
Nova ligação para Proença-a-Nova e logo a classificativa cinco. Primeira parte rápida e com o piso inexplicávelmente impróprio para consumo. Segunda parte lenta a subir e terceira parte completamente absurda para um Rali que se diz de asfalto. Estrada em péssimo estado, com buracos e ressaltos permanentes que, diga-se sinceramente, não deveriam ser permitidos num rali desta natureza. O carro a bater por todo o lado mas lá chegamos ao fim. 
Sexta classificativa longa, muito gira em termos de condução, a fazer lembrar os troços do antigo Rali de Portugal, mas em asfalto. Decisão discutível da organização em colocar os montes de terra nas bermas, mas pelo menos há que admitir que era de longe a classificativa mais limpa do rali. De regresso à classificativa do início da tarde e o telefonema do Valter a dizer que estava parado na Classificativa seis, no meio do troço devido ao acidente do Valter Martins, a quem deixo também um abraço bem como à navegadora que ainda sofreu algumas lesões.
Entretanto a verificação de que a Caixa do Uno vertia um pouco de Valvoline mas a garantia do amigo e experiente piloto José Veiga de que dava para chegar ao fim. 
Início da sete e a sensação imediata de que se na primeira passagem o troço estava em más condições pela sujidade e "berlindes" que apresentava, agora estava mil vezes pior. Eis que chegamos ao momento do fim do meu relato, pois coincide com o fim do rali para mim e para o Sá. Na abordagem a uma direita o carro entrou completamente em cima dos berlindes e foi descontrolado até cair na ribanceira. Cambalhotas e mais cambalhotas até parar na ribeira de pernas para o ar!!! Choque do primeiro acidente em ralis...tudo bem fisicamente comigo e como Sá....sair do carro pela mala...e fazer cerca de 150 metros dentro da ribeira para conseguir sair de lá. Chegados à estrada com os telemoveis inutilizados pela água e a amabilidade de um GNR e mais um grupo de pessoas que disponibilizou os seus telemóveis para informarmos a equipa e família de que tudo estava bem conosco e não passara de um valente susto.
Notas importantes: mau comportamento do carro de segurança (fecho) que quando parou junto a nós apenas se preocupou e pedir a carta de controle que, obviamente, nadava na ribeira. Pisos excessivamente perigosos...a repensar seriamente dado o número de acidentes verificados no Rali. Incompreensão pela não anulação de uma classificativa em péssimas condições e perigosa, como se veio a verificar mesmo pelo comportamento dos que não bateram e dos que tentaram aceder ao local. Boa organização em termos de controles e etc. Boa disponibilidade do anónimo elemento da organização do BJ40 para retirar o carro do local onde se encontrava (aqui fica o sincero agradecimento), mas falta de tacto em avaliar condições para a prática do desporto em causa. Troços bonitos, rápidos, técnicos, mas com péssimas condições de aderência e segurança.
The last but not de least e desculpem a extensão do texto:

UM ABRAÇO E UM OBRIGADO SINCERO AO AMIGO E NAVEGADOR SÁ CARNEIRO PELA PARTILHA DAS AVENTURAS E DESVENTURAS E PELA PRESENÇA DE ESPÍRITO NO ACIDENTE E NOS MINUTOS QUE SE SEGUIRAM!!

AOS PAIS, TIOS E AMIGOS PELINHAS E PAULO OBRIGADO PELA PRESENÇA, PELO APOIO E DESCULPEM O SOFRIMENTO E PREOCUPAÇÃO!!!

À MÃE LENA E ESPOSA MARTA DESCULPEM A PREOCUPAÇÃO E SUSTO... ;)

À REIVAX SPORT NA PESSOA DO RUI XAVIER...PÁ...VOÇÊS SÃO IMPECÁVEIS!!! NÃO TENHO PALAVRAS!!!

A TODOS OS QUE LIGARAM E SE PREOCUPARAM...ABREIJOS!!! :)

AO TÓ E CARLA DO BRILHO CLÁSSICO...DESCULPEM AS MAZELAS NO "MENINO"...E PROMETEMOS SER MAIS "MEIGUINHOS" ;)....AH! E OBRIGADO...SE ERA PRECISO PROVA DO EXCELENTE TRABALHO NA PREPARAÇÃO DO CARRO...ELA ESTÁ À VISTA...VERDADEIROS PROFISSIONAIS...MAIS UMA VEZ OBRIGADO!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário